A nossa história nunca foi culpada de nada, devemos nos orgulhar dela, pois todos os méritos são atribuídos a nós mesmos, todavia, as atrocidades também. A humanidade cresce conforme o tempo: aprende, repreende, desprende, reaprende. O capitalismo com certeza teve uma enorme influência até agora, tanto pelo avanço tecnológico como psicológico. Assim como a democracia ateniense, as cidades-estado gregas, o feudalismo, os imperialismos, entre outros milhares de sistemas de organização em sociedade. Entenda, desde que homem se organizou em tribos observamos o avanço, e de períodos em períodos isso tem que se renovar - assim como afirmou Darwin - por via de seleção natural, e queiramos ou não, a seleção ocorre até nos meios da sociedade humana, mesmo que não notemos...
Tome como característica demonstrativa, as pendulações nos estilos literários e artísticos humanos, a renascença - com seu período de ascensão, apogeu e queda -, e se opondo à mesma, o barroco - também demonstrando subida, ponto máximo e declínio -; assim como todos os outros estilos, que de tempos em tempos divergem completamente, em certos momentos predomina o estilo Apolíneo (beleza, clareza, artes) já outros, o Dionisíaco (violência, pecado, festas).
A racionalidade humana não foge muito disso, caracteriza Nietzsche, e eu concordo. Estamos chegando a um período de transição, e cada vez ficamos mais próximos a nossa essência, digamos "divina", tanto por meios humanos (artes, humanitarismo), tanto por caráter pragmático (capitalismo, tecnologia).
É importante observar a característica de polarização que transpõe todas as atitudes sociais, exatas e biológicas. Sua dualidade é tão transparente como em "O homem completa a mulher".
quinta-feira, 10 de junho de 2010
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Equilíbrio
Existem horas, que uma relação interpessoal pode ser catastrófica, porém, também pode ser suave como uma pena. Portanto, o que a difere? As pessoas são as mesmas. O que faz com que exista essa dualidade oposta de sentimentos e opiniões?
Talvez os assuntos, talvez características históricas, pessoais ou ambientais. Mas de que importa? Se analisarmos bem a situação, não precisamos realmente saber o motivo de início. É claro que se entendermos o motivo é meio caminho andado. Embora não sermos filósofos, podemos observar as razões e fazer com que essa oposição de pólos seja trabalhada, e equilibrada. Quando beiramos a catástrofe, por exemplo, não importa que seja em raros momentos, nunca poderemos ser completamente felizes em nossas relações, mesmo que a bem-aventurança seja alcançada em todos os outros aspectos.
Devemos buscar o equilíbrio, para que nossa consciência mútua seja atingida, afinal, nada precisa ser perfeito em todas as características. Apenas com o total equilíbrio podemos alcançar o objetivo completo, tenha consciência, que a outra metade do caminho pode ser a primeira parte, e ante tais observações, podemos buscar o fim dele após nos balancearmos na linha tênue da dualidade.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Testamento
Queridos filhos,
Deixo a vocês os mais belos pomares, as praias mais paradisíacas, as flores mais cheirosas, os riachos mais refrescantes, as paisagens mais estonteantes, deixo também minhas capacidades científicas, deixo a herança genética para que possam sempre avançar nos pensamentos, deixarei informações contidas em textos bíblicos, deixarei messias que irão propagar a grande Verdade pelo mundo. Deixarei pistas espalhadas pelo planeta. Mas mais importante, deixarei o livre arbítrio a vocês, sua capacidade de tomar decisões, de desmatar as florestas, de acabar com os recursos naturais, de retirar a vida de um irmão, de cometerem as maiores atrocidades de todo reino, de desrespeitar tudo que eu lhes ensinei, de desacreditar, de perder a fé...
Porém lhes dou, com isso, a oportunidade de se elevarem, assim como eu, a Deuses de seu universo.
Receding
Luzes iluminam meu quarto, abro a janela.
We may look troughout our eyes sight, but we shall never look inside our souls.
Tanta luz, tanta tecnologia que nós desenvolvemos, porém não alcançamos nem o primeiro degrau na nossa iluminação pessoal, talvez tantas luzes tenham nos cegado e nos feito imune à simples observação da realidade, aos tantos sinais que a vida nos envia.
We may look troughout our eyes sight, but we shall never look inside our souls.
We may think, but we shall never just observe reality as it is.
Live your life, fulfill your dreams, don't live for another ones lives, but don't step into other people's dreams. There's always a choice that leads both ways to a complete fulfillment of counsciousness.
Feel the colors, feel the trees, feel the sea, feel the flowers, birds and animals.
Feel Nature.
Live for Nature.
Be Nature.
sábado, 16 de janeiro de 2010
Sorrir
Sabe quando nada é planejado e no final tudo dá certo? E muito certo?
Só o fato de ter sido completamente ao acaso já deixa a relação graciosa, menos pensada e mais emocional. E isso porque só tá no começo, você sabe que se virar, vai virar perfeitamente, como se nada mais importasse e nada mais fizesse sentido. Sem planejar nada, sem criar expectativas, sem exigir nada, apenas ir acompanhando e observando o que o presente nos tem a oferecer, e ele não deixa pra depois e nem economiza esforços para a nossa bem aventurança.
Muito bom estar contigo,
G.
Só o fato de ter sido completamente ao acaso já deixa a relação graciosa, menos pensada e mais emocional. E isso porque só tá no começo, você sabe que se virar, vai virar perfeitamente, como se nada mais importasse e nada mais fizesse sentido. Sem planejar nada, sem criar expectativas, sem exigir nada, apenas ir acompanhando e observando o que o presente nos tem a oferecer, e ele não deixa pra depois e nem economiza esforços para a nossa bem aventurança.
Muito bom estar contigo,
G.
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Crônica Analgésica
É engraçado, hoje estava concluindo à respeito das pizzarias, desenvolvi todo um tema envolvendo um assunto das mesmas, que dizia que não é o preço da moeda que influencia nos preços das pizzas, na verdade é o crescimento, tanto das características socioeconomicas e de qualidades, de cada pizzaria que denota os preços dela, minha família, por exemplo, pede pizza em um local por ele ser bom e barato, porém, esse local acaba encarecendo pela lei da oferta e procura, entao testam-se outros estabelecimentos até se achar um com a qualidade e preços adequados, e então o ciclo recomeça. E me espantei a hora que eu notei que demoraram-se alguns minutos para eu perceber que tudo que eu estava planejando não fazia o mínimo de sentido.
Nuvens
Normalmente, acabamos percebendo a beleza, tanto física quanto espiritual das coisas quando não temos mais ela, acontece que isso, na verdade, acaba sendo só um impedimento criado pelas nossas mentes. O que acontece quando você percebe isso enquanto ainda tem tem tempo de tornar o momento o mais impressionante de todos? Algumas pessoas se deixam levar pelas lembranças, e sabotam as próprias relações, portanto, se você tiver consciência, qualquer chance será uma oportunidade única de deixar o relacionamento cada vez melhor, uma paixão ardente e até um sentimento de pura simplificação do ser, o momento inerte, sem peso, apaixonado de uma maneira quase infantil.
Harmonia Fractal
Pense no universo como um conjunto de cordas, que vibracionam, produzindo sons distintos a cada período de tempo, sons únicos, possibilidades, destinos, que conforme são produzidos, dividem a corda em tantas outras. Essa harmonia ocorre em vários tipos diferentes de realidades, macro e microscópicas, alguns exemplos das fractais nos são mostrados na natureza, tanto na psique dos seres viventes na mesma, cadeias alimentares, como os próprios comportamentos da natureza própria, ciclo do tempo: água dos mananciais evapora e vira chuva, que cai e rega o solo enchendo os mananciais de novo; como das maneiras maneiras físicas, observáveis nos flocos de neve, impressões digitais, íris do olho, dna, entre outros. É possível notar uma contagem de infinitas possibilidades de combinações diferentes que se expressa na natureza, é só questão de abrir os olhos.
Assinar:
Postagens (Atom)